administração
O objetivo deste portfolio é conhecer os fundamentos da administração,dentro da visão temática de processos administrativos,tentarei abordar o fato da administração ser uma habilidade humana e como certos acontecimentos sociais acabam ocasionando o surgimento de teorias da administração.
Irei,portanto dentro das limitações acadêmicas estudar os conceitos fundamentais da administração,para compreender os processos administrativos.
DESENVOLVIMENTO
Com base nas pesquisas e nos estudos realizados sobre Teoria Organizacional,Comunicação e Linguagem,Homem,Cultura e Sociedaade e Comportamento Organizacional, abordaremos questões fundamentais no estudo da administração moderna das empresas.Com uma ampla visão de como a administração tem sofrido diversas transformações nos últimos tempos e como a ciência administrativa é levada ao dia-a-dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuitode gerar desenvolvimento, com o objetivo essencial de máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro.
2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.
1. ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
No despontar do Século XX, Frederick Winslow Taylor (EUA) desenvolveu a chamada Escola da Administração Científica e Henri Fayol desenvolveu a chamada Teoria Clássica, Ambos, partindo de diferentes pontos e não se comunicando entre si; criaram as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações. – As duas correntes são desdobradas em orientações diferentes, mas que se complementam com relativa coerência.
Administração cientifica: TAYLOR, movimento desenvolvido nos EUA.
Preocupação em aumentar a eficiência no nível operacional
Ênfase na tarefa
Tempo-movimento
Tempo padrão
Abordagem de baixo para cima
ORT (organização racional do trabalho)
Teoria clássica: FAYOL, movimento desenvolvido na Europa – França.
Preocupação em aumentar a eficiência no