Administração
2. Mito com função de organização – Determina o que pode ou não pode ser feito nas relações entre as pessoas. Como exemplo o mito de Édipo com a explicitação da proibição do incesto nas relações sociais,que você já aprendeu na webaula 1.
3. Mito com função compensatória - Segundo Chauí(1995),o mito com função compensatória narra uma situação passada, que é a negação do presente e que serve tanto para compensar os humanos de alguma perda como para garantir-lhes que um erro passado foi corrigido no presente, de modo a oferecer uma visão estabilizada e regularizada da Natureza e da vida comunitária.” (CHAUÍ, 1995).
Quais são as diferenças entre Filosofia e mito? Podemos apontar três como as mais importantes: 1-O mito se preocupava em narrar histórias de um tempo passado que não era possível precisar a época, sem explicar o presente. A Filosofia, diferentemente, procura explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.
2-O mito narrava a origem através de genealogias conflitos ou acordos entre deuses, já a filosofia se preocupa em explicações com