Administração
Conceito de Competência – É uma habilidade, fazer algo bem feito. A competência esta associada a fazer algo bem feito, estamos vinculando esse conceito às idéias de ação e resultados, está relacionada com o desempenho, com o comportamento de alguém e com a qualidade desse desempenho.
A competência no atual contexto de mercado é sua capacidade de atrair, desenvolver e reter pessoas talentosas. Para definir as competências da empresa e das pessoas, faz-se necessário um investimento ou revisão no realinhamento dos indicadores da definição do negócio, missão, visão e valores da organização. Faz-se necessário também, repensar as práticas na gestão de pessoas, inovar, entrar na nova era de Recursos Humanos, transformar a área de resultados e administrar competências e talentos. As competências comportamentais tem sido foco do mercado de trabalho. É uma metodologia desenvolvida para os gestores selecionarem suas equipes de trabalho com consistência, foco e objetividade.
Para que uma empresa possa ser considerada competente, ela precisa desenvolver quatro tipos de competências organizacionais:
Diferenciais (ou distintivas, estratégicas): são aquelas percebidas pelos clientes e que permite distinguir uma empresa de outras. São constituídas por um conjunto de capacitações que auxiliam a empresa a alcançar seus resultados e fazer o diferencial no mercado.
Essenciais: São aquelas competências que constituem a base interna da empresa e garantem a qualidade dos seus produtos e serviços, da sua cultura, clima organizacional e práticas de gestão. São mais perceptíveis aos clientes internos do que aos externos. A sua falta reflete-se na qualidade percebida pelo mercado.
Básicas (ou genéricas): são todas aquelas que os profissionais devem possuir para preencher o quadro de uma empresa. Estimulam e alicerçam o clima de produtividade.
Terceirizáveis: São aquelas que não estão ligadas ao negócio da empresa e podem ser desenvolvidas por