Administração
5. Suas características são: Adequação aos projetos, flexibilidade, coordenabilidade, temporalidade, conjunção de competência e é uma departamentalização temporária por produto.
Vantagens: Convergências de esforços, alocação temporário de recursos e complexidade do produto.
Desvantagens: Foco operacional, temporalidade, angustia, aproveitamento do recurso e competências, foco exclusivo no projeto e a necessidade de outros tipos de departamentalização.
Aplicações: Pro0jeto como futuro, inovação, convergências e investimentos em novos produtos.
6. Características: Ao usar a estrutura matricial, a empresa evita escolher uma base de agrupamento sobre a outra, privilegiando uma em detrimento da outra. Na estrutura matricial o gerente de projeto ou de produto coordena os esforços do pessoal cedido pelas diversas áreas da empresa com pouca autoridade formal.
Vantagens: Aglutinação de vantagens e neutralização de desvantagens, dualidade e produto/projeto, especialização e coordenação, foco no lucro dos recursos, resposta à complexidade dos negócios, resposta à turbulência ambiental e vantagens das organizações orgânicas.
Limitações: Viola a unidade de comando, altera a cadeia de comando e enfraquece a coordenação vertical e depende da colaboração dos participantes.
Aplicações: É indicada para empresa cuja complexidade de negócios e mercado exige respostas rápidas e integradas e onde a convergência de múltiplos esforços e especialidades requer trabalho conjunto e focado em funções em resultados por meio de projetos.
7.
8. Adhocrácia: fala das mudanças que sofreram as empresas no futuro, da nova sociedade que devera existir no futuro, extremamente dinâmica e mutável, na qual as empresas, para poderem acompanhar o ambiente turbulento, precisarão ser inovadoras,temporárias,orgânicas, precisarão mudar suas feições internas a ponto de os cargos mudarem de semana para semana e as responsabilidades serem deslocadas