Administração
A idéia básica de Henry Ford foi a idealização de uma linha de montagem, através de uma divisão do trabalho, causando uma revolução na indústria da época, devido a aceleração da produção, por meio de um trabalho ritmado, coordenado e econômico, introduzindo assim, a produção em série, em massa, através da padronização do maquinário e equipamento, mão de obra e das matérias primas, ou seja, dos produtos, tendo assim maior produtividade em menor tempo. Vale também ressaltar que Ford não só revolucionou a indústria com a produção em série, mas também com a introdução da jornada de trabalho de oito horas e a criação de um salário mínimo de cinco dólares.
No decorrer deste trabalho, estaremos detalhando e comentando melhor, uma a uma de suas idéias básicas.
Henry Ford - Um passado Notável
Nasceu em WAYNE COUNTY, MICHIGAN, ESTADOS UNIDOS em 30 de julho de 1863
Se ouvisse os conselhos de seu pai, Ford teria seguido a carreira de agricultor, filho de fazendeiros, Ford tinhas idéias próprias: seu negócio era a mecânica.
O pai não aprovava esta mania do filho, Ford acabou tendo que fugir de casa, aos 16 anos.
Os primeiros tempos na cidade grande ( DETROIT ) foram duros.
Trabalhou como mecânico-aprendiz em varias oficinas mais tarde trabalhou para a Companhia DETROIT EDISON como responsável pela manutenção do serviço elétrico da cidade.
Com muito sacrifício, Ford conseguiu montar sua própria oficina. A instalação era precária, mas foi dali que saiu o quadricículo – patriarca de uma família automobilística cujos descendentes hoje se contam aos milhões.
Sua intenção" – dizia Ford – "era produzir um carro bastante grande para conduzir uma família inteira e, ao mesmo tempo, suficientemente pequeno para ser guiado e mantido por uma única pessoa.
Quero empregar nele o melhor