Administração
Manual da Nota Fiscal Eletrônica
Manual desenvolvido pela OASyS Informática, baseado na versão 2.0 da Nota Fiscal Eletrônica do SEFAZ.
Manual da Nota Fiscal Eletrônica 2.0
Sumário
Título
Introdução à Nota Fiscal Eletrônica Como Configurar o Sistema Emissor de NF-e 2.0 Emitindo uma Nota Fiscal Eletrônica 2.0 - OASyS Enviando DANFE (XML) por Email Emitindo uma Nota Fiscal Eletrônica em Contingência Cancelando uma Nota Fiscal Eletrônica Atualizações na SEFAZ Informações Adicionais: Parâmetros do OASYS para NF-e
Página
03 05 12 22 24 25
26
27
2
Introdução à Nota Fiscal Eletrônica
A Nota fiscal eletrônica 2.0 já é uma realidade e a partir de 01/01/2011 será obrigatória para todas as empresas, conforme cronograma da Fazenda Federal, criando um novo modelo de operação e processos nas empresas.
É muito importante que neste momento as empresas estejam atentas aos prazos que devem começar a emissão da NF-e. Devem estar muito próximas da sua contabilidade para discutir as mudanças no processo de emissão de notas fiscais e os prazos de implementação.
É certo, que cada vez mais as empresas deverão ter o seu departamento de faturamento bem estruturado, treinado em legislação fiscal, atento às emissões de nota, minimizando as ocorrências de erro, pois a fiscalização será muito mais precisa e, portanto até mesmo aquelas situações em que eventualmente o cliente não emite uma nota por um motivo ou outro será de grande risco para a empresa.
De maneira simplificada, a empresa emissora de NF-e gerará um arquivo eletrônico contendo as informações fiscais da operação comercial, o qual deverá ser assinado digitalmente, de maneira a garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor. Este arquivo eletrônico, que corresponderá à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), será então transmitido pela Internet para a Secretaria da Fazenda de jurisdição do contribuinte que fará uma pré-validação do arquivo e devolverá um protocolo de recebimento