Administração
Nesta primeira etapa da ATPS, iremos abordar brevemente os fatores que marcaram a história da administração. A partir deste ponto surgem Abordagens que nos mostra exatamente de onde e como surgiram idéias e regras dentro das organizações modernas, dando ao administrador entendimento do que se passa dentro do seu próprio negocio ou seu local de trabalho.
Temos como precursores das Teorias Administrativas o engenheiro americano Frederick Taylor (1856-1915) e o engenheiro Francês Henri Fayol (1841-1925) que desenvolveram teorias que contribuíram para solucionar os problemas das empresas da época.
Teoria da Administração.
A administração vem desde a época do feudalismo onde os sacerdotes organizaram uma forma de controle para o sistema agrícola, e para o exercito que resultou em um rígido modelo de trabalho e produção. Isso desenvolveu a busca por lucro onde é necessário movimentar o capital e não deixá-lo guardado, porem essa era a maior dificuldade da época pelas dificuldades de locomoção entre outros.
No inicio do período feudal, as famílias produziam o seu próprio alimento e todos os mobiliários necessários, com isso deu-se inicio a era das negociações, troca de itens que um precisava por outro que lhe sobrava, pôr todos estavam sob controle do bispo ou do senhor.
Diversos fatores afetaram a vida da Idade Media que viram por meio das cruzadas uma forma de melhorar a sua vida.
Nessa evolução histórica, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A primeira era exemplo de organização formal eficiente, e a segunda de hierarquia de poder rígido. Noções que ainda influenciam as organizações modernas.
A Revolução Industrial foi um acontecimento que modificou profundamente o ambiente organizacional. Esse processo iniciou-se com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776, o que possibilitou maior capacidade de comunicação e transporte. A partir