Administração
1 – Descreva as principais características estudadas na sala de aula sobre a psicologia e o senso comum. Trace um quadro com as principais diferenças.
O termo psicologia pode ser compreendido em vários sentidos. Por exemplo, vendedores, oradores, uma pessoa que tenta seduzir a outra, etc. Dizemos que todas essas pessoas tiram a “psicologia” para conseguir seus objetivos. Essa é a psicologia do senso comum, ou seja usada no cotidiano pelas pessoas em geral. É o conjunto de teorias que cada um tem de como funciona o ser humano. Essas teorias e convicções estão nas raízes do ser humano e servem de base para as decisões que as pessoas tomam no seu dia-a-dia. O conhecimento do senso comum é produzido no meio social através da vivência histórica. Caracteriza-se pela ausência de método; é um conhecimento direcionado para a prática e que adquire valor de verdade no interior do meio social em que se encontra. Está ligado ao sistemas de crenças do meio social e cultural do sujeito. O conhecimento do senso comum é um conhecimento intuitivo e seu critério de verdade não é universal, ou seja, varia de acordo com a crença e com a cultura de cada pessoa.
Existe um domínio da vida que pode ser entendido como vida por excelência: é a vida do cotidiano. É no cotidiano que sentimos a realidade. Quando acordo cedo, vou ao trabalho, volto pra casa e depois vou a escola. Enquanto isso, tenho fome, sede, necessidades, preciso dormir. Todos esses acontecimentos indica que estamos vivos. Já a ciência é notavelmente reflexiva. Ela procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático. Quando fazemos ciência, baseamos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. O conhecimento científico é um conhecimento embasado no rigor científico, isto é, embasado em um método científico o qual deve objetivar por descobrir, descrever e estabelecer a relação de causa e efeito de um determinado fenômeno e deve fazê-lo de modo