Administração
Foi a mudança no setor produtivo, com a introdução de novas tecnologias e novas formas de organização da produção no setor financeiro, com a desregulamentação financeira e em nível do Estado, com a implementação das politicas neoliberais.
A crise dos Estados Nacionais:
Foi o esgotamento da capacidade de aumentar a produtividade, tornou-se incompatível assegurar aumento da acumulação com aumentos salariais e bens sociais. Não conseguindo suprir a demanda, uma crise de rompimento do consenso social, do pacto social.
B) Politicas brasileiras para o desenvolvimento local:
Desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentado, desenvolvimento humano, desenvolvimento local( endógeno) e politicas urbanas.
Institucionalismo politico, que centra a sua atenção no papel das instituições, dentre as quais destaca-se a administração publica municipal, como agente de desenvolvimentopor meio de politicas, estratégias e alianças.
Arranjos produtivos, sistema de inovação, ambientes inovadores, economia solidária, desenvolvimento local integrado e sustentado, orçamento participativo, estruturado em base geográfica e temática.
C) Ações empregadas em sua região para promover o desenvolvimento econômico local
1.1 Secretária do Desenvolvimento Econômico( jau):
A principal função da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é implantar a política de economia relacionada com o desenvolvimento da indústria e da agroindústria, considerando também a expansão do comércio local. Tem entre suas atribuições adotar medidas que representem estímulos e incentivos à iniciativa privada, visando o fortalecimento dos segmentos produtivos já existentes e a implantação de novos empreendimento industriais, comerciais e de serviços, proporcionando-lhes uma localização racional e oferecendo incentivos fiscais, de forma a possibilitar, paralelamente, maior oferta de trabalho à população e maior arrecadação de tributos. Por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)