Administração
Apresentação
Desde sua invenção, o jeans vestiu trabalhadores, vaqueiros, crianças e jovens rebeldes. Hoje é uma roupa de uso universal, bem chamado de "uniforme do século XX".
Atualmente, os pequenos negócios são responsáveis por uma grande fatia de mercado. Uma pequena confecção de jeans não requer do empreendedor grandes recursos para implantação, por quanto a maior parte da produção é terceirizada. Além disso, não precisa de grandes espaços físicos.
O mercado, em geral, é amplo e oferece possibilidades aos empreendedores dispostos a trabalhar com seriedade e oferecer um diferencial aos clientes. Há uma grande faixa da população à margem do mercado, figurando como um fabuloso público potencial, especialmente para aqueles que produzem peças de custo mais baixo.
De fato, os especialistas da área confirmam que a demanda de jeans é bem maior que a produção e afirmam que bastaria uma ascensão dos salários para que o consumo duplicasse, principalmente para o segmento que consome peças de menor custo.
Resulta oportuno ressaltar que as máquinas necessárias para este negócio são, em geral, caras o que leva as confecções a se especializarem em alguma das etapas do processo produtivo (corte, costura, colocação de botões, etc.). Assim, o mercado trabalha terceirizando etapas e fazendo a montagem das peças, para posterior distribuição e venda. Também as "griffes" renomadas adotam este sistema, encarregando-se do "design" e da modelagem, realizando as etapas de corte e montagem das peças em oficinas especializadas.
Para empreendedores que pretendem ingressar nessa área, as perspectivas são, sem dúvida, bastante promissoras. É preciso observar, contudo, uma série de requisitos essenciais, começando pelo planejamento do negócio, estudo do mercado consumidor e definição da faixa de produtos a serem fabricados.
A experiência no ramo, tendo trabalhado em empresas do mesmo tipo, pode ser o caminho para o empreendedor identificar a