Administração
Atualmente, a organização que consegue tomar decisões corretas e rápidas sai na frente diante dos concorrentes. Portanto, os profissionais tomadores de decisão tais como executivos, gerentes e analistas, exigem dos sistemas de suporte à decisão mais recursos para análise, que suportem consultas, interfaces gráficas apropriadas, etc.
A idéia de data warehouse é integrar os dados internos e externos de uma organização em uma estrutura única permitindo uma melhor utilização dos dados pelos analistas, gerentes e executivos. E o data mining fornecem mecanismos sofisticados para análise dos dados.
Data warehouse é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada. Ele possibilita a análise de grandes volumes de dados O desenho da base de dados favorece os relatórios, a análise de grandes volumes de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão e a previsão de eventos futuros.
Esse sistema se caracteriza por ser um sistema integrado, orientado por assunto, é variável no tempo, não é volátil, e por procura controle e centralização. Porém, possui alta taxa de risco, e existe uma necessidade de uma equipe especializada.
OLAP (On-Line Analytical Processing) representa um conjunto de tecnologias projetadas para suportar análise e consultas ad hoc. Sistemas OLAP ajudam analistas e executivos a sintetizarem informações sobre a empresa.
Data Mining é o processo de descoberta de padrões existentes em grandes massas de dados. Apesar de existir ferramentas que ajudam na execução do processo, o Data mining não tem automatização simples (muitos discutem se é sequer factível) e precisa ser conduzido por uma pessoa, preferencialmente com formação em Estatística ou áreas afins.
Esse sistema se utiliza muitas ferramentas matemáticas possibilitam um grande número