Administração
VANESSA CRISTINA VIEIRA
RESUMO - NÃO EXISTEM LÍNGUAS UNIFORMES
CURITIBA
2013
VANESSA CRISTINA VIEIRA
NÃO EXISTEM LÍNGUAS UNIFORMES - RESUMO
Trabalho apresentado à disciplina de Comunicação Empresarial do curso de Administração como requisito para obtenção de nota parcial do 1º bimestre da Faculdade Educacional Araucária.
Professor: Nelson Lorenski
CURITIBA
2013
NÃO EXISTEM LÍNGUAS UNIFORMES
Segundo Possenti (2002) algumas pessoas pensam que no Brasil o povo não sabe falar a própria língua, sendo essa uma maneira errada de se pensar, todos que pretendem ter uma visão mais adequada da linguagem devem levar em consideração dois fatos importantes:
a) Todas as línguas variam;
b) Variedade social reflete diretamente na variedade linguística;
Existem dois tipos de fatores que provocam as diferenças na fala entre as pessoas, que devemos considerar, externos a língua como os geográficos, de idade, de gênero, de classe, de profissão, de etnia, entre outros e internos a língua essa se dá por uma gramatica interna da língua.
O autor conclui que muitas pessoas têm medo dessas variações, ou não se sentem seguras, talvez pelo medo de errar ou até mesmo por medo de mudanças, as pessoas devem ter em mente que a variedade linguística é uma das melhores coisas que a humanidade inventou e que se a língua fosse uniforme, não poderíamos demonstrar diversas expressões. Portanto, as variações são positivas e não um problema.
REFERÊNCIA
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola (p. 33). Campinas: Mercado das Letras, 2002.