Administração
Gestão do Conhecimento
Curso: Administração
Tutor Presencial : Elane Jesus da Conceição
Tutor a distância : Edmilson Zaratin
Sertãozinho - SP
2013
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Desenvolvimento 4
2.1. Aplicação do Conhecimento nas Organizações 4
2.2 Espiral do Conhecimento, o Efeito da Inovação e Importância da Gestão do Conhecimento para as Organizações 6
2.3 Benchmarking sobre conceito de Gestão do Conhecimento 7
2.4 Definição de Cluster 8
3. Considerações Finais 11
4. Referências Bibliográficas 12
1. Introdução
Para sobreviver e competir no mercado, as empresas devem aprender a administrar seus ativos intelectuais através da gestão do conhecimento, que é uma atividade que está apenas começando.
O conhecimento é o único recurso que aumenta com o uso, por isso, as empresas aceitam cada vez mais o desafio da Gestão do Conhecimento e suas recompensas para o empreendimento. Os administradores profissionais do conhecimento enfrentam demandas enormes por causa do seu crescimento intenso, pelo curto ciclo de vida e pela natureza cada vez mais intensa em conhecimento de todos os processos administrativos.
Um dos princípios da Gestão do Conhecimento é que todo o conhecimento existente nas pessoas, departamentos, processos, ou seja, na organização, pertence à própria organização. E cabe à organização proporcionar ambiente favorável à geração, compartilhamento e administração do conhecimento. O conhecimento que não estiver disponível e não for aplicado não tem utilidade. O grande desafio da GC é transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito e fazê-lo disponível a todos os funcionários. O conhecimento só terá valor se for aplicado à organização e a seus processos e produtos.
O sucesso da implantação da GC começa com as pessoas. O conhecimento está “nas mentes” dos funcionários. A GC vai tratá-lo como ativos intelectuais e através de