administração
Atividades Práticas Supervisionadas de Gestão do Conhecimento
Campo Grande, 14 de junho de 2013.
Pólo Guaicurus
Turma N10
Professora EAD: Leandro Gomes
2° Semestre Administração de Empresas
Acadêmicas: Idayana Freitas Mendes RA 411177
Viviane Avalo RA 443222
Rayane Soares Maia RA 438572
Campo Grande, 10 de junho de 2013.
INTRODUÇÃO
Este trabalho é referente a Gestão do Conhecimento pois no atual ambiente competitivo, tem motivado as organizações a buscarem diferenciais para obter vantagens competitivas;estes é um dos motivos pelos quais a Gestão do conhecimento vem ganhando espaço como estratégia fundamental para alavancagem das organizações rumo ao sucesso.o propósito deste trabalho é evidenciar que as organizações percebam a importância do conhecimento tácito de seus colaboradores,deixando de considerá-los apenas como recursos humanos e passando a visualizá-los como capital humano;neste contexto é que a Gestão do conhecimento desponta como solução para disseminação de todo este conhecimento.
CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Segundo o autor Terra (2007), Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicos à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, discernimento, compartilhamento, proteção uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores internos e externos.
É importante destacar que Gestão do Conhecimento em seu conceito mais sofisticado não se implanta se pratica. De acordo com Angeloni (2010), o tema cultura organizacional é uma questão recorrente no estudo do ambiente organizacional. Por tratar do comportamento humano nas organizações, acaba servindo como um fundamento explicativo das ações coletivas ou mesmo