Administração
O nível mais básico da Economia é a escolha individual. Os indivíduos fazem diariamente decisões sobre o que consumir ou o que produzir e a resultante destas decisões gera os fenômenos econômicos.
A escolha individual segue alguns princípios:
1) Escolhas são inevitáveis porque os recursos sempre são menores que as necessidade , o que desejamos é sempre mais do que podemos obter , portanto sempre temos que fazer escolhas. Assim um princípio básico é que recursos são escassos.
2) Toda vez que optamos por uma coisa estamos também deixando de escolher outra. Se tenho que escolher entre viajar para o exterior nas férias ou trocar o carro , o custo de uma opção incluirá o a perda do benefício que abro mão ( se opto por viajar terei o custo de andar com o carro antigo mais um ano , se troco o carro terei o custo de não passar as férias em um local que desejaria). Este custo inerente a toda opção denomina-se custo de oportunidade.
3) De forma geral as pessoas tendem a tentar melhorar sua situação e , portanto , tendem a modificar suas decisões se tiverem incentivos para tal. Assim incentivos podem modificar as escolhas.
Os indivíduos desejam obter bens que consideram necessários e isto cria o estímulo para que outros produzam estes bens ( sendo que o mesmo pode ser produtor de um bem e consumidor de outros). Numa economia capitalista a produção é feita de forma independente , cada indivíduo ou empresa produz os bens que deseja na quantidade que decide , não seguindo um plano preestabelecido. A regulação do que e em que quantidade será produzido será feita a posteriori ao serem