administração
É fundamental a aplicação da Psicologia nas organizações, a fim de fazer um reconhecimento estrutural e um diagnóstico de possíveis problemas, obtendo assim dados estratégicos para a aplicação de procedimentos de mudanças no ambiente empresarial.
A Psicologia Organizacional estuda os fenômenos psicológicos provenientes do ambiente das organizações. Essa área está relacionada ao departamento de Recursos Humanos, pois visa à solução de problemas relativos à gestão de pessoas, proporcionando assim uma melhor qualidade do ambiente profissional, a fim de oferecer melhores condições de trabalho, e consequentemente alcançar metas e lucro.
O profissional dessa área atua dentro das organizações em alguns pontos principais. No recrutamento e seleção de pessoal, na avaliação de desempenho e performance, na resolução de problemas entre funcionários, na aplicação de testes psicológicos, na adequação do ambiente para melhor desenvolvimento do trabalho, analisar cargos e salários, analisar a eficácia do profissional na área de atuação.
Conforme mostram os autores:
No final do século XX, existiam nas cinco regiões do Brasil pelo menos 14 programas de pós- graduação em Psicologia com projetos ou linhas de pesquisa voltadas para o estudo do ser humano no trabalho e nos ambientes organizacionais. A região Sudeste concentrava o maior número de programas, seguida pela região Sul. No entanto o programa com maior densidade, em termos de número de pesquisadores, professores, alunos e te tópicos de pesquisa concentra-se na região Centro- Oeste. As regiões Norte e Nordeste eram as que contavam com um menor número, além de estarem entre os relativamente mais jovens. No início do século XXI, esses programas não eram mais os únicos da Psicologia, outros quatro foram autorizados a funcionar, todos com linhas de pesquisa pelo menos parcialmente voltadas para a Psicologia Organizacional e do Trabalho. A maior expansão recente ocorreu na