Administração
É o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõe uma retomada da abordagem clássica, remodelada seguindo as necessidades empresariais, devido ao novo modelo de desenvolvimento industrial.
Um dos fundamentos em que se baseia a Teoria Neoclássica é o fato de ser um processo composto por funções, como o planejamento, a organização, a direção e o controle.
Características da Teoria Neoclássica
1. Ênfase na prática da administração: Destaca-se nos aspectos práticos e pela busca de resultados concretos e reais.
2. Reafirmação relativa dos postulados clássicos: Os neoclássicos redimensionaram a Teoria Clássica para adaptá-la as necessidades da época.
3. Ênfase nos princípios gerais da administração: Planejar, Organizar, Dirigir, Controlar, etc. Visam demonstrar uma relação de causa-efeito e devem ser aplicados em aspectos genéricos. Alvin Brown chegou a coletar 96 princípios gerais.
4. Ênfase nos objetivos e nos resultados: Esse destaque nos objetivos e nos resultados é um meio de avaliar o desempenho das organizações. São os objetivos que justificam a existência e a operação de uma organização.
5. Ecletismo da Teoria Neoclássica: Mesmo se baseando na Teoria Clássica, os autores da Neoclássica absorveram o conteúdo de outras teorias mais recentes.
Aspectos Administrativos Comuns às Organizações
Há três aspectos principais nas organizações.
a. Objetivos: Se a organização não definir claramente seus objetivos, não haverá possibilidade de avaliar os resultados ou sua eficiência;
b. Administração: Saber organizar e dirigir as grandes organizações;
c. Desempenho Individual: A eficácia do pessoal que trabalha dentro das organizações, fazendo, decidindo e planejando.
Eficiência e Eficácia
Ao contrário do que parece, eficiência e eficácia não possuem o mesmo sentido. A Eficiência é a capacidade de fazer algo, como fazer, produzir, etc. Já a eficácia é o resultado obtido desses serviços.