Administração
Definição
Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
A finalidade da administração é estabelecer e alcançar objetivos (propósito a ser atingido por uma organização, instituição, empresa, grupo empresarial ou por uma pessoa) e metas (resultado a ser atingido como conseqüência de um plano, programa ou projeto, os quais normalmente têm um prazo estabelecido para sua execução).
Assim, para que as organizações alcancem seus objetivos, processem suas atividades e forneçam o produto final ao usuário ou comprador, precisam de dinheiro, equipamentos, tecnologias, pessoas, estrutura, informação, conhecimento e insumos. A administração conduz as organizações de forma integrada, de modo que as áreas como finanças ou gestão de pessoas, por exemplo, possam convergir para os objetivos comuns, o que, no final das contas, significa contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país, por meio de produtos e serviços de qualidade.
Pode-se dizer que organização é toda e qualquer atividade que reúne pessoas em busca de determinados fins, seja o lucro (iniciativa privada, como supermercados), a realização de um projeto social (Organização Não-Governamental) ou a segurança pública (como os presídios).
TIPOS DE ORGANIZAÇÕES
Organizações privadas: visam o lucro, são responsáveis pela produção de bens e serviços, muitos deles essenciais para a humanidade, como alimentos, roupas e moradias.
Terceiro setor: desde a década de 1980, principalmente, vêm ocupando o espaço deixado pelo Estado na oferta de serviços à sociedade, como saúde, educação e lazer.
Organizações públicas: atuam nos níveis – Federal,