Administração
Inicialmente apresentada como um modelo de avaliação e performance empresarial, proporcionando um controle gerencial, alinhando estratégias nas organizações, devendo ser utilizado com sistema de Gestão da Estratégia de empresa.
O BSC é uma ferramenta que materializa a visão e o crescimento, também pode ser traduzida como uma sigla para indicadores Balanceados de desempenho.
O Balanced Scorecard só deve ser iniciado se houver a participação da alta administração e seu corpo executivo, pois é uma iniciativa Top-down que busca a clareza sobre como traduzir a missão e a estratégia da organização.
As atividades de criação do balanced scorecard são na ordem:
Arquitetura do programa de medição,
Definição os objetivos estratégicos;
Escolha dos indicadores estratégicos e
Elaboração do plano de implementação.
Nesse ponto os executivos e gerentes deverão ter chegado a um consenso sobre os motivos e esclarecimentos em relação a tradução da estratégia em objetivos para desenvolver o scorecard, identificando e chegando a um acordo nos propósitos dos principais objetivos
Chegando a um consenso, a empresa deve definir uma pessoa que atuará como arquiteto do projeto que será responsável pela organização dada pela filosofia, metodologia e pelo desenvolvimento do scorecard fazendo um alinhamento, planejamento com as ações operacionais da empresa e indicadores específicos de metas de curto a longo prazo.
As medidas de desempenho que esta divida em quatros perspectivas, definidas em um plano de implantação destinado a consolidar o scorecard e ações a serem tomadas para dar sustentação às atividades da empresa.
Sendo as perspectivas conforme:
Financeira: Indica quanto a empresa esta obtendo em decorrência das estratégias definidas, implementadas e executadas, sendo a medida por lucratividade, crescimento e pelo incremento do valor do acionista. Temos três estágios do negócio, sendo diferentes conjuntos de medidas.
Rápido