Administração
Taylor organiza a linha de montagem e sua teoria se torna um parâmetro de execução da produção em massa não somente em âmbito nacional dos EUA, mas atingindo proporções mundiais. Neste momento, surge Henry Fayol.
Henri Fayol foca a administração com ênfase na estrutura em um momento de crescimento acelerado e desorganizado e o desejo forte de aumento de produção com menor custo de tempo e dinheiro das fábricas.
Com o objetivo de garantir a eficiência de todas as partes envolvidas na organização como um todo, Fayol cria as funções básicas e essenciais nas empresas, dividindo quem organiza e quem realiza. A teoria de Fayol é denominada Teoria Clássica.
A Teoria Clássica estrutura a administração em cinco elementos: previsão organização, comando, coordenação e controle. A partir do aperfeiçoamento desses elementos e outras características surge o que chamamos de Teoria Neoclássica.
Este Trabalho dará enfoque a elementos que constituem a Teoria Neoclássica, será estudado o processo administrativo explicando o planejamento, a organização, o controle e a direção.
2 PLANEJAMENTO
2.1 Definição
O planejamento é a base da administração, sendo assim uma função muito importante para alcançar o sucesso do empreendimento. Além disso, contribui na capacidade de se antecipar as situações, necessidades e problemas futuros, uma vez que o planejamento visa não só o interior de uma organização, bem como o ambiente no qual está inserido (MORAES, 2006, p.152).
Ao estabelecer os objetivos da sociedade empresária, os administradores podem então criar planos de liderança, busca e organização de recursos e pessoas, para alcançar o êxito empresarial (MORAES, 2006, p.152).
São vantagens do planejamento, entre outras:
Foco bem definido e estímulo a flexibilidade diante de problemas e oportunidades que surjam;
Facilita a coordenação, de forma que as hierarquias se interliguem na busca dos objetivos traçados;
Facilita o controle na verificação do que foi