Administração
O MERCADO é uma forma de intercâmbio na qual se realizam compras e vendas de bens e serviços, colocando em contato compradores e vendedores.
Desta forma, podemos identificar as várias maneiras pela qual uma ou mais empresas podem atuar em uma economia.
CONCORRÊNCIA PERFEITA
É uma situação de mercado onde existem muitas empresas produzindo o mesmo produto para vários consumidores.
Neste mercado, o número de compradores e vendedores e tão grande que nenhum deles agindo individualmente, consegue afetar o preço do produto. Assim, o preço do produto é determinado pelo próprio mercado, ou melhor, pela intersecção da curva de demanda e oferta.
A empresa, nesta estrutura de mercado, subordina-se aos preços resultantes do livre jogo das forças de mercado, tornando-se assim, uma tomadora de preços.
Para que este mercado exista, deve estar ocorrendo as seguintes hipóteses:
* um elevado número de compradores e vendedores. O elevado número de empresas atuando, permite ser considerado um mercado atomizado; * produtos homogêneos; * transparência de mercado; * liberdade de entrada e saída de empresas; * a não ocorrência de rivalidade entre compradores e vendedores.
MONOPÓLIO
É uma situação de mercado onde a empresa possui um amplo domínio sobre o mercado em que atua, não há concorrentes nem substitutos para seu produto.
Desta maneira, a empresa monopolista se torna uma formadora de preços, pois não há um preço de mercado ao qual ela deva subordinar-se.
* Para a ocorrência de um monopólio, as seguintes hipóteses devem existir: * um determinado produto é suprido por uma única empresa; * não há substitutos próximos para esse produto; * existem obstáculos (barreiras) à entrada de novas empresas no mercado.
ALGUMAS BARREIRAS QUE IMPEDEM A ENTRADA DE CONCORRENTES
● Monopólio Natural: quando uma empresa atua suprindo a oferta de mercado a custos mais baixos do que qualquer outra empresa.