Administração
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Vale do Juruá.
Faculdade de Desenvolvimento Sustentável de Cruzeiro do Sul
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
CRUZEIRO DO SUL
2010
CRISTIANO ALVES DA COSTA
A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
Trabalho apresentado ao Curso de ADMINISTRAÇÃO da IEVAL – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Vale do Juruá, para atividade da DISCIPLINA Tópicos Especiais, sob orientação do Professor CÉSAR.
CRUZEIRO DO SUL
2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante 5
2. Criação de Oceanos Azuis: um movimento cont 5
3. A inovação de valor 7
4. Por onde começar: as ferramentas analíticas 7
5. Os princípios da formulação 8
6. Os princípios da execução 12
7. Os pilares do processo justo 12
8. Duração e renovação da estratégia de Oceano Azul 13
CONCLUSÃO 15
INTRODUÇÃO
No mundo contemporâneo, vimos nos diversos setores empresariais uma verdadeira “guerra” de superação no mercado econômico, onde cada empresa busca uma grande fatia no faturamento econômico, tanto com seus produtos e serviços. Porém com tal questão, as empresas precisam estar em constantes mudanças de desenvolvimento, planejamento organizacional, estratégias de oceano azul, dentre outras, onde precisam inovar seus produtos ou serviços para não ficar em declinação no mercado. A seguir, será visto como criar novos mercados para a concorrência, inovação, ferramentas de início de “oceano azul”, princípios, características, enfim, uma estrutura de ampla visão para diferenciar-se nesse mercado mundial.
1. COMO CRIAR NOVOS MERCADOS E TORNAR A CONCORRÊNCIA IRRELEVANTE
O universo dos mercados é composto por dois tipos de oceanos: os azuis e os vermelhos. Os vermelhos são constituídos por todos os negócios existentes; são o espaço estratégico conhecido. Os Oceanos azuis, por sua vez,