Administração
Foi na tarde do dia de 8 de novembro de 1895 descobriu-se o raio X pelo o físico Wilhelm Conrad Rontgen (1845-1923), reitor da Universidade Wurzburg na Alemanha.Rontgen pesquisava o tubo de raios catódicos .Quando Rontgen ligou o tubo naquele dia, algo muito estranho aconteceu: perto do tubo uma placa de um material fluorescente chamado platino cianeto de bario brilhou. Ele desligou o tubo e o brilho sumiu. Ligou de novo e la estava ele. O brilho persistiu mesmo quando Rontgen colocou um livro e uma folha de alumínio entre o tubo e a placa. Alguma coisa saia do tubo. Atravessava barreiras e atingia o platino cianeto. Por seis semanas, o físico ficou enfurnado no laboratório. tentando entender o que era aquilo. No dia 22 de dezembro fez a radiação atravessar por 15 minutos a mão da mulher. Bertha, atingindo, do outro lado uma chapa fotográfica. Revelada a chapa viam-se nela as sombras dos ossos de Bertha na primeira radiografia da historia,Rontgen decidiu chamar os raios de "X" - símbolo usado em ciência para designar o desconhecido.Abaixo o primeiro raio x:
O primeiro aparelho de Raios-X chegou ao Brasil em 1897, foi instalado na cidade de Formiga, Minas Gerais, pelo Dr. José Carlos Ferreira Pires. A primeira radiografia foi feita em 1898, de um corpo estranho na mão do então ministro Lauro Müller. As observações e pesquisas do Dr. Pires possibilitaram a publicação de muitos trabalhos em revistas científicas e congressos médicos. A radiologia é o método de investigação por imagem que originou o nome da especialidade. A radiologia utiliza os Raios-X, que são radiações eletromagnéticas. Doença que melhor se detecta:Pneumonia, edema pulmonar, pneumoritônio, obstrução intestinal, tuberculose, doenças do aparelho urinário, doenças do sistema esquelético e locomotor.
Pneumonia
As imagens radiológicas proporcionam informações importantes para a decisão dos futuros passos de um diagnóstico, um tratamento ou acompanhamento de um