Administração
Fisiocratas: Terra como única fonte de riqueza. Bens produzidos com a ajuda da natureza (lavoura, pesca e mineração)
Capítulo 2 – Questão 2 – Adam Smith, e tinha como principais ideias a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, o que levaria a sociedade ao crescimento econômico, guiada por uma “mão invisível” e que todos os agentes, na busca pelo lucro máximo, acabariam promovendo o bem-estar de toda a comunidade. Livre iniciativa. Trabalho humano como causa das riquezas através da divisão do trabalho. Especialização da mão de obra.
Capítulo 2 – Questão 3 – David Ricardo. Tal teoria diz que quando há comércio entre os países, preferencialmente sem barreiras e restrições, a produção mundial cresce porque permite que cada país se especialize na produção do bem a qual apresenta vantagens comparativas. A economia produz os produtos que representam melhor custo (utilização de matéria-prima, mão de obra, terra).
Capítulo 2 – Questão 4 – A lei de Say diz que a oferta cria sua própria demanda. E após a crise de 1929, Keynes consegue mostrar que a estrutura política/econômica não funcionavam adequadamente e diz que a demanda que cria a oferta, ou seja, produz-se exatamente o que o consumidor quer comprar.
Capítulo 2 – Questão 5 -
Monetaristas: Baixo grau de intervenção do Estado.
Keynesianos: Acentuado grau de intervenção do Estado
Pós-Keynesianos: Defendem o papel ativo do Estado na condução da atividade econômica.
Marxista: Teoria do valor do trabalho. Capital concentrado nas mãos da burguesia.
Institucionalistas: Abstraem a teoria econômica e o fato dela não incorporar em sua análise as instituições