Administração
___________________________________________
Aula 7
3.3 A OFERTA
A decisão do que produzir é tomada pelas empresas na expectativa de realizar lucros, isto é, em função dos preços do mercado e das quantidades que esperam vender. Preços altos sinalizam que as quantidades ofertadas pelas firmas estão em um nível inferior às quantidades que os consumidores estão dispostos a comprar. Isso leva as empresas a investir na produção, ou seja, a alocar recursos produtivos para produzir novos bens, ou para aumentar a produção existente.
3.3.1
A oferta da firma
Dada a tecnologia, as quantidades de um bem X que uma firma individual irá produzir e ofertar no mercado (qx) dependerá do preço desse bem (Px), do preço dos demais produtos e do preço dos n insumos necessários para sua produção (P, P,). Por exemplo, a oferta de soja aumentará à medida que seus preços subirem e se reduzirem os preços dos insumos e dos produtos concorrentes, como o milho: os agricultores plantarão menos milho e mais soja. Inversamente, se o preço de todos os produtos concorrentes subir mais do que o da soja, sua oferta irá reduzir-se. Do mesmo modo, o barateamento de insumos, como terra, fertilizantes e mão-de-obra provocará aumento das quantidades ofertadas no mercado, porque eleva a margem de lucro do agricultor. Do que foi dito, deriva-se a lei da oferta: dados constantes os preços dos insumos e dos demais produtos, as quantidades ofertadas de um bem X variam diretamente com seu preço no mercado. Quanto maiores esses preços, tanto mais os produtores desejam produzir e vender, de sorte que a curva de oferta é positivamente inclinada, como mostra a parte A da Figura 3.6.
Figura 3.6 Oferta da firma, oferta do mercado, variação da quantidade ofertada e variação da oferta. Na parte A da Figura 3.6 está representada a oferta de uma firma típica. A inclinação
Prof. Drd. Marcos Rambalducci
23
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, DA FIRMA E