Administração
Introdução 03
Surgimento da administração 03
Metodologia de Taylor 04
Metodologia de Fayol 06
Abordagem Humanística 08
Abordagem Neoclássica 10
Abordagem Estruturalista 11
Conclusão da Pesquisa 15
Referências Bibliográficas 16
INTRODUÇÃO
Os trabalhos realizados entre Frederick Taylor e Henri Fayol pretendem descobrir regras ideais que serviram como normas a serem aplicadas pelos gestores das organizações.
Esses dois trabalhos tentaram desenvolver um modelo explicativo no funcionamento das organizações acentuando a sua concepção num sistema fechado e centralizado na tecnologia operaria onde sua perspectiva era a eficiência e o aumento na produção. Com base neste contexto a seguir abordaremos essas regras e suas contribuições.
Surgimento da Administração
Segundo Maximiano, 2005 um dos principais eventos que caracterizam os antecedentes históricos da administração, foi o sistema feudal, que durou quatro séculos no período medieval, quando as pessoas, em busca de auto-suficiências e de proteção, agregavam-se em torno dos senhores feudais, que pelas mesmas razões, agregavam-se em torno dos soberanos.
Foi a partir da Revolução Industrial (1780-1860) e da II Revolução Industrial (1860-1914), que as teorias da as teorias da administração começaram a se formar com os estudos desenvolvidos em grandes indústrias , o que fez alterar radicalmente a forma de produção .Por isso, a transição do século XIX para o século XX é considerado o marco do surgimento da administração enquanto ciência, cujas transformações criaram profundo impacto na forma de como fazer as coisa, como ocorre as mudanças de paradigmas intensas.
No início a administração era definida como um processo para utilização de recursos, tecnologias e competências devidamente integrados e alinhados para alcançar objetivos.Entretanto,a administração deixou de ser um simples processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e hoje ela significa a melhor maneira de