Administração
A política fiscal tem um papel importante e fundamental para a economia. Ela elabora e organiza todos os processos orçamentais do governo, na qual cita suas principais fontes de arrecadações e todos os gastos públicos à serem efetuados em um determinado tempo, ou seja período ou exercício .
A política fiscal tem como principal fator visar e atingir toda atividade econômica e com atingir dois objetivos inter ligados , ou seja cria estímulos á produzir, crescimento econômico e ao combate a alta taxa de desemprego. Uma das preocupações da política fiscal é a respeito do financiamento do déficit do setor público. O governo pode criar também novas alterações neste quadro, através de instrumentos fiscais o governo pode alterar os gastos públicos. Podemos citar alguns exemplos destes instrumentos utilizados pelo governo são eles:
Impostos (receita)
Classificamos em duas categorias:
. Impostos Diretos: São aplicados diretamente sobre renda familiares e empresariais, podemos citar como exemplos o IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Juridica).
. Impostos Indiretos: São os tributos relacionados as transações intermediarias e finais. São aplicados no processo de produção, e agem indiretamente sobre o contribuinte sendo este o consumidor. Exemplos de impostos indiretos: ICMS, COFINS, PIS e o ISS.
Despesas ou gastos do governo
Essas despesas se dividem em quatro etapas:
. Consumo: Administração no setor público, gastos com salários, funcionalismo militares e funcionalismo civis.
. Transferência: Benefícios realizados ou seja, pago pelos institutos da previdência social, em forma de salário família, salário escola, FGTS e aposentadorias de vários tipos.
. Subsídios: São os pagamentos realizados por empresas privadas ou públicas.
. Investimentos: São os gastos realizados com novas aquisições como máquinas, construções de estradas, equipamentos , pontes e infra-estrutura.
Orçamento do governo
Se resume nos resultados de