Administração e sua importância
Administração se baseia no ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Mas de nada adianta ter conhecimento de uma técnica se ao mesmo tempo não estiver disponível uma habilidade de gerenciar essas técnicas e esse conhecimento, ou seja, administrá-lo .
Setor Administrativo
O setor administrativo é o coração de uma empresa.
Lá ocorrem as tomadas de decisão que vão fazer toda a empresa se movimentar, sendo que de lá são feitos os projetos, levantamentos, investimentos, entre outras coisas.
Funções Administrativas
Teoria Clássica
Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar (Henry Fayol)
Teoria Neoclássica
Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (Willian Newman)
Planejar, Organizar, Liderar e Controlar (Peter Drucker)
Prever, Planejar, Implantar, Comandar, Coordenar e Controlar. (Nogueira de Faria)
Quando consideramos de forma separada, planejamento, organização, direção e controle constituem funções administrativas.
Quando tomados em conjunto, para o alcance de objetivo, formam o processo administrativo.
Planejar e organizar representam aspectos mais abstratos do processo administrador enquanto dirigir e controlar caracterizam aspectos mais concretos.
Planejar
Significa que os administradores pensam antecipadamente nos seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano, ou lógica, e não em palpites. São os planos que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los.
Planejar é especificar os objetivos a serem atingidos e decidir as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. As atividades de planejamento incluem a análise da situação atual, a previsão de cenários futuros, a determinação de objetivos e metas, a decisão sobre os negócios que a empresa deverá se engajar, a escolha das estratégias corporativas e a determinação dos recursos e relacionamentos internos e