Administração e serviços de terceiros
ATIVIDADE PRÁTICA E SUPERVISIONADA DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS
Profª.KELLY LOPES DE ARAÚJO APPEL
Caruaru
2013
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP TECNOLOGIA EM GESTAO HOSPITALAR
ATIVIDADE PRÁTICA E SUPERVISIONADA DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS
Caruaru
2013
Administração de Serviços de Terceiros
Contratos Administrativos:
TERCEIRIZAÇÃO
Conceito
Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa intermediária, ou seja, o contratante transfere a um terceiro a mão de obra de serviços que poderiam ser realizados diretamente, mediante contrato de prestação de serviços. Em outras palavras, uma empresa repassa a uma outra a prestação de serviços não essenciais, simplificando sua estrutura e a remunerando pelos serviços prestados. A relação de emprego se dá entre o trabalhador e a empresa contratada, e não diretamente com o contratante dos serviços.
A terceirização no âmbito do serviço público
A terceirização, no âmbito do serviço público, é entendida como a contratação de empresas especializadas para a realização de atividades complementares, que não fazem parte de sua linha principal de atuação. Em suma, o poder público transfere a prestação de determinados serviços a um terceiro por intermédio de um contrato administrativo firmado entre as partes, estabelecendo uma relação de mútua colaboração. É, na verdade, uma parceria!
Importante ressaltar que na terceirização não há qualquer transferência de gestão do serviço público ao privado, só o que passa a existir é uma forma de execução indireta, regida por cláusulas contratuais que determinam quais os serviços e de que forma os