Administração: Teoria E Pratica No Contexto Brasileiro - Questões Capítulo 1
01 – As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Administração é a coordenação do trabalho dos membros da organização afim de alcançar os objetivos estabelecidos de forma eficaz e eficiente.
02- A eficiência é a capacidade de desempenhar de maneira correta as tarefas;
A eficácia é a capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos. Ambas são importantes para o desempenho da organização, porque eles estão correlacionados. Sem eficácia, a eficiência é inútil, pois a organização não consegue realizar o seu propósito.
03- O planejamento, a organização, a direção e o controle. Um se correlaciona a outra para a obtenção de sucesso no processo de administração.
04- Estão correlacionadas, pois as funções do administrados são fundamentais para a organização. Ele deve estar a frente da organização de uma maneira geral.
05- A produção ou operações, o marketing, as finanças e os recursos humanos.
Produção ou operações – especificação das quantidades a produzir para satisfazer às exigências da organização.
Marketing – Tem o objetivo de captar e manter os clientes da organização.
Finanças – É área de apoio, não estando diretamente relacionadas com a atividade principal da organização.
Recursos Humanos – Tem como objetivo a administração de comportamentos individuais em função dos objetivos organizacionais.
06-Os administrados desempenham uma variedade de papéis interpessoais, informacionais e decisórios. Variam de acordo com as habilidades do administrador.
07 – Habilidades humanas, em primeiro lugar para lidar no dia-a-dia e habilidades técnicas para a parte operacional da organização.
08- Os administrados brasileiros tem características culturais negativas, que seriam: a excessiva centralização do poder, a ausência de visão estratégica de longo prazo, a impunidade generalizada. Porém, tem seu pontos positivos que os diferenciam, como: a