Administração rural
Primordialmente vamos ressaltar a importância da administração na humanidade. O que é administração? Qual sua relevância perante a sociedade? Para um conceito nos servir é preciso aprofunda-lo para o nosso dia a dia, só assim podemos dizer que algo é importante para nós.
Chiavenato (2000, p.6) conceitua administração:
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro. No entanto, a palavra administração sofreu uma radical transformação em seu significado original. A tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção, controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação.
A administração, também chamada de gerenciamento é uma ciência humana que estuda a gama de empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar os resultados almejados, com ou sem fins lucrativos, de forma sustentável e com responsabilidade social.
Segundo Jucélio Paiva (2011, pág.12), “Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos”.
A administração se divide modernamente em cinco áreas: finanças, administrativo marketing, vendas ou produção, recursos humanos e tecnologia da informação.
Sobre a história da administração não poderíamos de deixar de citar Fayol, foi o primeiro a definir as