administração RH
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 5º PERIODO NOTURNO
CUSTEIO ABC – SISTEMA DE CUSTEIO POR ATIVIDADE
APARECIDA DE GOIÂNIA
2013/2
CUSTEIO ABC - SISTEMA DE CUSTEIO POR ATIVIDADE
JESSÉ BARROS DE CASTRO SOBRINHO
PAULO HENRIQUE JOSÉ DA SILVA
DIOGO TELS
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota da P2, da disciplina de Custos II, do curso de Ciências Contábeis, do Instituto Superior de Educação, da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN, Sob orientação do professor Elione Cipriano da Silva
APARECIDA DE GOIÂNIA
2013/2
INTRODUÇÃO
Será apresentado neste trabalho, características básicas do sistema de custeio por atividade – ABC. Como os fatores que marcaram seu surgimento, as semelhança com os sistemas atuais, suas finalidades e seu campo de aplicação.
Fatores que marcaram o surgimento do custeio ABC
O custeio ABC Surgiu nos Estados Unidos na década de 80 com o objetivo de melhorar a apropriação dos custos e despesas indiretos fixos aos produtos. A sua origem proveio do significativo aumento das chamadas custeios indiretos de fabricação na produção industrial das últimas décadas.
Para Oliveira e Perez (2005, p.183), “No atual cenário empresarial são abrigados a adotar novas tecnologias para aumentar a competitividade de suas empresas, com uma enorme preocupação no aprimoramento de seus produtos e processos.”
No entanto Oliveira e Perez afirma que os sistemas de custeio convencional não estava preparados para fornecer todas as informações necessárias para o gerenciamento da produção eficaz.
Segundo Dutra (2009, p.249), O custeio ABC “originou-se da tentativa de melhorar a qualidade da informação contábil para a tomada de decisões, principalmente com relação a produtividade da força de trabalho e à definição do mix ideal de produção.” Sendo assim com a necessidade de