administração resenha
A tecnologia envolve aspectos físicos e concretos, chamados de hardware, que está contida em bens de capital, matérias-primas básicas, intermediarias ou componentes. E também envolve aspectos conceituais e abstratos, software, que se encontra na cabeça das pessoas, técnicos, especialistas, engenheiros, etc., sob a forma de conhecimentos e habilidades mental para executar operações. A tecnologia determina o nível e o tipo de formação profissional, as habilidades manuais e intelectuais e também as características de personalidade que as pessoas devem ter para serem recrutadas pelas empresas.
No ponto de vista da sua administração, a tecnologia pode ser analisada em vários ângulos, dentre eles de acordo com seu arranjo, seu produto e seu tipo de operação.
De acordo com o arranjo, planejar a localização dos equipamentos, fluxo de materiais e pessoas que circulam nas instalações, temos no arranjo a tecnologia de elos em sequência, que é baseada na interdependência serial das tarefas necessárias para completar um produto ou serviço. Tecnologia mediadora, utilizada por empresas cuja função básica consiste na ligação de clientes que são ou desejam ser interdependentes ou inter-relacionados, exemplo disso são os bancos comerciais e empresas de seguro. E tecnologia intensiva, que representa a focalização de uma ampla variedade de habilidades e especializações da empresa sobre um único cliente, exemplo disso são os hospitais.
A tecnologia de acordo com o produto ou resultado pode ser classificada de duas maneiras, quanto a sua flexibilidade que envolve a tecnologia flexível,