ADMINISTRAÇÃO RENOVADA
A Administração e sua prática no mundo das organizações continuamente encontrar-se pertinente a ideia de melhorias no desempenho pelo meio do treinamento sistemático. Nada mais simples de entender e nada mais complexo para ser colocado em prática efetiva.
Simples, pois assim como as organizações grandes ou pequenas, públicas ou privadas, lucrativas ou não lucrativas são na essência cooptações de pessoas, operando predominantemente de acordo com seus conhecimentos, percepções e motivações, que precisam por isso de certa analogia de desígnios e finalidades para que seus empenhos gerem resultados previsíveis e almejáveis. O que pode ser obtido através de treinamento, nas suas mais variadas formas.
Complexo, no entanto, porque é meio vaga o conceito do que seja uma organização eficiente, dotado das características positivas, resultantes de consenso e aprovação.
Com disso, neste artigo iremos salientar o papel da direção nas atividades da empresa, sendo que tem por finalidade alavancar o processo. Neste mesmo contexto explicitaremos a relação da Direção e as pessoas.
Abordaremos conceito de Grupo social e equipe. Também falaremos sobre Programas de desenvolvimento de pessoas. Lembrando a importância que cada indivíduo tem dentro da organização e que é necessário direcionar projetos aos mesmos, gerando motivação, satisfação, união, empenho, ocasionando assim o sucesso empresarial.
O papel da Direção
Promover a integração e articulação entre as variáveis organizacionais e as variáveis humanas.
Variáveis Organizacionais:
Missão;
Objetivos;
Estrutura;
Tecnologia;
Tarefas.
Variáveis humanas:
Habilidades;
Atitudes;
Competências;
Valores;
Necessidades individuais.
A Direção e as Pessoas
Princípios da teoria Z:
Filosofia de emprego a longo prazo.
Poucas promoções verticais e movimentos em cargos laterais.
Ênfase no planejamento e desenvolvimento da carreira.
Participação e consenso na tomada de decisões.