Administração Reengenharia
A reengenharia é o “recomeçar” de uma empresa, na tentativa de buscar um novo meio de realizar seu processo operacional e administrativo.
A reengenharia tem como foco principal a mudança, sempre se adaptando as novas tecnologias. Diante deste novo foco que se estabelece é necessário reorganizar totalmente os procedimentos da empresa.
Para Michael Hammer e James Champy,criadores da teoria, a reengenharia " ... consiste no repensar fundamental e no redesenhar radical dos processos de trabalho com o objetivo de obter melhorias dramáticas nas medidas contemporâneas críticas da performance da empresa, seja nos custos, na qualidade, no serviço ou no tempo".
Quando se escolhe a reengenharia como tecnologia para a mudança total da empresa, ela é abrangente para toda a hierarquia, sendo necessário que todos os cargos assumam uma postura de “recomeçar”.
A reengenharia é uma ferramenta temida, devido as drásticas mudanças como, corte de pessoal e a necessidade do desapego das tradições, estando assim sempre no alvo de pesquisadores.
Sendo na maioria das vezes implantada em momentos de crise, a incerteza de sucesso da reengenharia é uma das razoes deste processo ser pouco usado.
Desde de sua criação, a teoria de reengenharia foi reinterpretada e atualizada, por novos pesquisadores, como, Thomas Davenport(1994), Morris e Brandon (1994) e Carvalho (1994).
Desenvolvimento
Origem:
A reengenharia foi criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90 na necessidade das empresas de superar a crise do século xx, que ocorreu em virtude da disseminação do princípio da divisão do trabalho proposta por Adam Smith.
A divisão do trabalho surgiu no âmbito do pós- revolução industrial. Esse principio entende-se por fragmentar a linha de produção, onde cada operário era especializado em uma só função. Segundo Smith, assim era possível a qualquer cidadão aprender e executar uma determinada e repetitiva tarefa. E seu