Administração pública
Secretariado
Data: 20/10/2010
Um pouco da história do profissonal de secretariado
Inicialmente era exercida por homens (escribas) isso no século IV a.c. E logo depois por monges na idade mádia. A mulher surgiu no mercado de trabalho na década de 50 com as revoluções e após as duas grandes guerras mundias, isso porque houve escassez de mão de obra masculina, a mulher levou para a profissão o que ela sabia fazer no seio familiar: servilidade, falta de decisão e criatividade. Com o passar dos anos vai mudando este quadro de apenas fazer o que mandavam passando a ter iniciativa e outros predicativos favoráveis ao cargo. Nos anos 80 houve a regulamentação da profissão, surgindo sindicatos da categoria, ocorre então o binômio Secretário/gerente, somente nos anos 90 o homem voltou a interessar pela profissão.
A secretária é obrigada a acompanhar as mudanças e adequar seu perfil às novas exigências, mesmo porque hoje exerce a função de gestor, chegando até a representar a chefia em algumas situações, tendo um cargo de absoluta liderança.
Motta:(2005, p.26) dá o seguinte conceito de liderança:é como um processo no qual o indivíduo influencia outros a se comprometerem com a busca de objetivos comuns. A liderança constitui essencialmente uma interação pessoal e como tal pode ser vista como uma função gerencial.
A Secretaria nos dias atuais
Organizar, estabelecer prioridades, gerir contatos internos e externos são hoje, algumas funções de uma secretária, além claro das rotineiras do escritório, hoje com novas atribuições, a secretária não presta mais algumas tarefas, a secretária precisa estar totalmente inteirada da movimentação do ambiente de trabalho, tendo sempre muita competência e profissionalismo ao desempenhar as atividades. Eis algumas tarefas rotineiras da secretária moderna:
Verificar se as correspondências foram entregues; supervisionar os telefonemas