Administração pública, serviços públicos e evolução do setor bancário público
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA
RENATO CARNAÚBA DE OLIVEIRA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, SERVIÇOS PÚBLICOS E A EVOLUÇÃO DO SETOR BANCÁRIO PÚBLICO NOS ÚLTIMOS ANOS
Resenha apresentada no Programa Nacional de Formação Administração Pública (PNAP) no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância, ao Professor Elcio Gustavo Benini.
Maracaju, MS
2013
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, SERVIÇOS PÚBLICOS E A EVOLUÇÃO DO SETOR BANCÁRIO PÚBLICO NOS ÚLTIMOS ANOS
São vários os aspectos sob os quais pode ser vislumbrado o conceito de Administração Pública. Ora se define enquanto estrutura física que desempenha a atividade administrativa e política, ora como estas consideradas em si mesmas. Define-se ainda de um modo abrangente englobando toda a estrutura funcional da Administração bem como as atividades por ela desenvolvidas, e de modo mais estrito, contemplando tão somente a composição dos órgãos incumbidos da atividade administrativa e o exercício único e exclusivo desta.
Conquanto seja ímpar a cada doutrinador jurídico um modo de conceituar a Administração Pública, pende-se no sentido de defini-la enquanto congregando tanto os entes administrativos, nestes incluídos os órgãos, pessoas jurídicas e agentes públicos, quanto o exercício de atividade administrativa e política, sempre visando o bem comum.
A Administração Pública vale-se do aparelhamento estatal com fins a estabelecer a organização administrativa. Assim sendo, a atuação administrativa se faz através do Estado, por meio de órgãos e pessoas jurídicas, cada qual criada para determinada finalidade.
O Estado distribui dentro de sua própria estrutura as competências de sua alçada entre diferentes unidades, cuja representação se circunscreve ao encargo ora designado à sua atribuição. Estas estruturas são denominadas órgãos e são