Administração pública indireta
Dilma Aparecida Araújo Alves*
Resumo
O presente artigo é de caráter bibliográfico que tem como finalidade conceituar o que é administração, administração pública e administração pública indireta. Não tendo a pretensão de sanar todas as dúvidas sobre o assunto, mas sim direcionar, dando uma visão mesmo que superficial do assunto em questão.
Palavras-Chave: Administração, Administração Pública, Administração Pública Indireta
Abstract[pic]
This article is bibliographical which aims to conceptualize what is administration, public administration and indirect public administration. Not having the desire to resolve all doubts about it but direct, giving an insight that even the superficial subject.
Keywords: Administration, Public Administration, Public Administration, Indirect
Introdução
Oswaldo Aranha Bandeira de Mello (1979:33-34) indica duas versões para a origem do vocábulo “administração”. Para uns, vem de ad (preposição) mais ministro, as, are (verbo), que significa servir, executar; para outros vem de ad manus trahere, que envolve a idéia de direção ou gestão. Nas duas hipóteses, há o sentindo de relação de subordinação, de hierarquia. O mesmo autor demonstra que a palavra administrar significa não só prestar serviço, executá-lo, como, outrossim, dirigir, governar, exercer a vontade com o objetivo de obter um resultado útil; e que até, em sentido vulgar, administrar quer dizer traçar programa de ação e executá-lo.
Conceito
1 - Administração O vocábulo administração abrange tanto a atividade superior de planejar, dirigir, comandar, como a atividade subordinada de executar. Por isso mesmo, alguns autores designam a palavra administração, no direito público, sentido amplo para abranger a legislação e a execução. Outros, nela incluem a função administrativa propriamente dita e a função de governo. Quer no direito privado quer no público, os atos de administração limitam-se aos