Administração Publica
A administração pública se configura em uma visão geral como o conjunto de órgãos, serviços e agentes que procuram satisfazer as necessidades da sociedade(educação, cultura, segurança, saúde, infraestrutura, etc.). É a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços.
Os gestores públicos eleitos pelo povo, ou nomeados por aqueles, são os responsáveis pelo desenvolvimento urbano e econômico de um município, estado ou país. Contudo, para que haja eficiência na administração há que se estabelecer a organização na gestão, criar metas e missões correspondentes ao desenvolvimento que se almeja alcançar.
A administração pública pode ser dividida em administração direta e indireta. A direta é aquela exercida pelo conjunto dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas quais os órgãos não possuem personalidade jurídica própria, patrimônio, nem autonomia administrativa. Na administração indireta, o Estado transfere a sua titularidade ou execução das funções para que outras pessoas jurídicas, ligadas a ele, possam realizar, é composta pelas autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas e outras entidades de direito privado; tais entidades possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa.
Os agentes públicos são responsáveis direta e indiretamente pela eficiência e eficácia da administração de um estado, uma vez que estão incluídos em todo o processo, desde a arrecadação à aplicação de recursos que manterão a máquina pública em pleno funcionamento.
Independente do tipo de administração (direta ou indireta), os gestores devem ter sempre em mente que gerir um estado é ter a capacidade de fazer o que precisa ser feito, sem comprometer as outras áreas da administração e visando sempre o bem estar da sociedade.
Vale salientar que uma boa organização na gestão pública está relacionada à uma alta capacidade de gestão, que por sua vez, relaciona-se com a