Administração Publica
O Estado:
A Sociedade:
Elementos característicos da sociedade:
Finalidade Social ou Valor Social: a primeira discussão feita acerca disso é a questão da existência da finalidade. O próprio Aristóteles coloca que não há uma finalidade. Mas os filósofos finalistas (aqueles que acreditam na finalidade) defendem que a finalidade é o bem comum. Mas aí surge a questão: “que bem comum é esse?”. Segundo o Papa João XXIII: “O bem comum consiste no conjunto de todas as condições de vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento integral da personalidade humana. Valores espirituais, materiais, intelectuais, enfim tudo o que cada ser humano ache necessário para a expansão de suas potencialidades”. Mas visto em nossa sociedade, fica muito claro que a mesma não consegue atingir o bem comum, não só material, como moral, intelectual. Ás vezes uma pessoa é muito rica, mas é prisioneiro dessa riqueza e acaba não fazendo o que gosta. De modo que a sociedade muitas vezes tolhe a liberdade das pessoas.
Ordem social e jurídica (manifestações de conjuntos ordenados): Não são necessariamente escritas, podem ser pelos costumes, mas tem que haver algumas regras para que haja uma vivência harmoniosa. Há 3 registros para que essa ordem se estabeleça:
Reiteração: reiterar significa repetir. Alguma coisa para virar costume tem que ser reiterada, ou seja para que a ordem seja estabelecida as normas tem que ser repetidas.
Ordem: Questões das normas jurídicas, de cumprir ou não e ser punido, ou seja, se não cumprir você aceite que pode ser punido, mesmo não sendo uma lei.
Adequação:Adaptação das normas ao meio social, vendo o que é aceito ou não, ou seja, analisando a realidade social para impor as normas.
Poder Social: Poder é um fenômeno social consistente na relação entre duas ou mais vontades.
Existe a discussão se há ou não há a necessidade de haver poder social. Alguns acreditam que para existir sociedade não haveria necessidade de poder,