Administração publica
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Administração Pública
Goiânia – GO
2012
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Administração Pública
Prof. Ma. Simone Maria Menezes Dias
Atividade Prática Supervisionada desenvolvida para fins de avaliação acadêmica da Disciplina de Administração Pública apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera Uniderp.
Goiânia – GO
2012
1 Introdução
Quando falamos em modelos teóricos de administração publica, estamos nos referindo basicamente a três diferentes formas de se administrar o Estado: patrimonialista, burocracia e gerencialismo. Os três modelos que se sucederam ao longo o tempo, tendo cada um prevalecido em épocas diferentes, mas isso não significa que foram deixando de existir à medida que outro surgia. Dessa forma, tanto o patrimonialismo quanto a burocracia ainda estão presentes, apesar de prevalecer o gerencialismo.
O termo patrimonialismo vem de “patrimônio”, isso porque o governante administrava o patrimônio publico como se fosse seu patrimônio privado. Era o modelo característico das monarquias européias até o sec. XIX quando se desenvolve as idéias de legalidade e impessoalidade como o modelo burocrático. Este surge como uma forma de proteger o patrimônio coletivo contra os interesses privados, estabelecendo procedimentos a serem seguidos. Contudo, houve exagero nas regras, a administração publica ficou muito rígida e “burocracia” virou sinônimo de ineficiência. Isso se torna um problema serio com a crise fiscal a partir da década de 1970, quando ganham força as idéias de uma administração gerencial, que tem como principal diferença em relação ao modelo burocrático o