Administração por objetivos
Introdução
A Administração por Objetivos (APO) enfatiza a fixação participativa de metas tangíveis, verificáveis e mensuráveis. Não é uma idéia muito recente. Na verdade, é uma proposta originalmente feita há mais de 45 anos, como um meio de usar os objetivos para motivar as pessoas, em vez de controlá-las. A partir de década de 50, a Teoria Neoclássica deslocou atenção antes fixada nas atividades meio, para os objetivos ou finalidades da organização. O enfoque baseado nos processos passou a ser substituído pelo enfoque nos resultados. O trabalho deixou de ser um fim em si mesmo para alcançar resultados. Passou da eficiência para a eficácia.
Origens
A administração por objetivos ou administração por resultados, constitui como um modelo identificado com espírito pragmático e democrático da teoria neoclássica. seu aparecimento ocorreu em 1954,quando Peter F. Druker,publicou um livro ,caracterizando a administração por objetivos sendo considerado o criador da APO,foi assim que surgiram idéias descentralizando a década de 1950 e passaram um período muito difícil,com a necessidade de diminuir as despesas e as dificuldades econômicas provocaram muita pressão na administração ,esse endurecimento provocou um circulo vicioso ,maior controle aumento de resistência gerencial ,então surge necessidade de equilibrar objetivos organizacionais e individuais admitir maior participação e alto avaliação,assim Surgiu como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido.
Definição
É uma técnica de direção de esforços através do planejamento e controle administrativo. Para a organização atingir resultados é preciso definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar. É um sistema dinâmico que integra a necessidade da companhia de alcançar os seus objetivos de lucro e crescimento. É um estilo exigente e compensador de administração de empresas. É um método no qual as metas são