administração planejamento
O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito – objetivo – e como deve ser feito – planos.
O planejamento é importante pois proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza a eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, atua como fonte de motivação e comprometimento, potencializa o auto conhecimento organizacional e fornece consistência.
2 - Quais são as principais críticas contra o planejamento formal nas organizações?
As principais críticas são: não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico; o planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional, a criatividade, a inovação e a ousadia.
3 – Diferencie os planos e nível estratégico, tático e operacional.
Planos são guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar o objetivo. Exemplo de plano: Para que a empresa consiga ser líder de mercado daqui a 4 anos, ela precisa focar na logística, para que exista estoque de seu produto em todo território nacional.
Os planos podem ser classificados em três diferentes tipos, estratégicos, táticos e operacional.
Estratégicos: Cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo.
Táticos: Traduzem os objetivos gerais em objetivos específicos, geralmente atingem uma área funcional, como marketing ou recursos humanos.
Operacionais: Identificam os processos e procedimentos específicos. Os planos operacionais têm uma orientação de curto prazo e são constantemente adaptados diante de novos desafios ou oportunidades.
4 - Quais são as etapas do processo de administração estratégica? Explique-as.
Na administração estratégica existem as seguintes etapas: