Administração patrimonial, burocrática, e gerencial
O presente trabalho tem por objetivo expor os conceitos e principais características administração patrimonial, burocrática, e gerencial, terá uma abordagem sistemática de cada tema. A administração gerencial foi introduzida na administração pública, para fazer que o Estado fosse mais eficiente, nasceu em 1979 na Inglaterra no governo de Margaret Tatcher. Já Administração Pública pode ser dividida historicamente em três modelos: a administração patrimonialista, a burocrática e a gerencial, sendo que no desenvolver do trabalho será abordado cada um. A burocracia é a teoria proposta por Max Weber para a administração publica, onde ele escreveu baseado no princípio do mérito profissional, teoria esta que será colocada no decorrer do trabalho, com apontamentos importantes sobre o tema.
OS MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PATRIMONIALISTA, BUROCRÁTICA E GERENCIAL
Historicamente, em síntese, é possível listar três diferentes modelos de Administração Pública: a administração patrimonialista, a burocrática e a gerencial.
A administração pública
Conceito
A expressão administração advém do verbo latino ad (direção, tendência para) e minister (subordinação e obediência), que combinado com a res publica (coisa pública, do povo) significam segundo o professor José Afonso da Silva, que a: “Administração Pública é o conjunto de meios institucionais, materiais, financeiros e humanos preordenados à execução das decisões políticas.”(SILVA, 2011, p. 656).
Assim, tem-se que a administração é subordinada ao Poder político; consiste em um meio, que serve para atingir fins definidos, através de órgãos públicos (administração direta) e privados (administração indireta), em que se tem mão de obra para execução das funções administrativas.
Administração pública patrimonialista
A administração pública patrimonialista foi trazida pelos europeus no século XVIII, estes eram detentores de uma ideologia que tirava o