Administração industrial
AS FUNCÕES GERENCIAIS
A admistracão da producão e Operacões preocupa-se com o planejamento, a Organizacão a direcão e o controle das operacões produtivas, de forma a se harmonizar com os objeti- vos da empresa.
O PLANEJAMENTO-da as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabele- cer linhas de acão que devem se seguidas para satisfazer os objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas acões devem ocorrer.
ORGANIZACÃO é o processo de juntar (combinar) os recursos produtivos: pessoal(mão- de-obra),matérias primas, equipamentos e capital.
Os recursos são essenciais à realizacão das atividades planejadas, mas devem ser organizados coerentemente para um melhor aproveitamento.
DIRECÃO é o processo de transformar planos que estão no papel em atividades concretas designando tarefas e responsabilidades especificas aos empregados, motivando-os e coordenando seus esforcos.
O planejamento e as tomadas de decisão podem ser classificados em três grandes ní- veis segundo a abrangência que terão dentro da empresa.
A-NÍVEL ESTRATÉGICO
Neste nível, planejamento e tomada de decisões são mais amplos em escopo, envolvendo políticas corportivas (grandes políticas de organizacão, escolha de linhas de produtos localizacão de novas fábricas, armazéns ou unidades de atendimento, projeto de processos de manufatura.
O nível estratégico envolve a necessariamente horizontes de longo prazo e consequente- mente altos graus de riscos e incerteza.
B-NÍVEL TÁTICO
Este nível é mais estreito em escopo que o anterior e envolve basicamente a alocacão e a utilizacão de recursos.
Em indústrias, o planejamento tático ocorre a nível de fábrica, envolve médio prazo e moderado grau de risco.
C-NÍVEL OPERACIONAL
O planejamento e a tomada de decisão operacionais têm lugar nas operacões produtivas envolvem curtos horizontes de tempo e riscos relativamente menores.
Tarefas rotineiras como a alocacão de