Administração ii
Introdução
Questionário
Conclusão
Bibliografia
Introdução -
Aplicação de conhecimentos e conceitos adquiridos nas disciplinas ministradas no período para análise de estudo de caso e solução de questionamentos sugeridos.
Questionário -
1 – A atitude da supervisora foi correta? Justifique
A atitude da supervisora não foi correta, conforme observado pelo procurador do Trabalho Valdir Pereira da Silva, as revistas íntimas extrapolam o poder de fiscalização patronal e ofendem a honra e a imagem do empregado, uma vez que o poder de fiscalização não é um direito absoluto e ilimitado "Não legitimando a violação do direito dos empregados à intimidade e à vida privada".
2- A revista foi um atitude adequada, eficaz e legal para resolver o problema do sumiço de mercadorias?
A atitude da empresa não foi adequada, já que ela tem o risco do negócio e não pode, para minimizar este risco, atentar contra os direitos individuais de seus empregados. "Cabe a ela, portanto, escolher a melhor forma de zelar pelo seu patrimônio, mas com a estrita observância dos direitos fundamentais, já que seu poder diretivo neles encontra limites", alerta a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Sandra Lia Simón.
É prática comum o procedimento de revista pessoal, pelas empresas, nos empregados que têm também os objetos - sacolas, bolsas e outros pertences – revistados. A rotina é tolerável, desde que preservada a dignidade do trabalhador, observando-se sua intimidade e privacidade. E deverá atender alguns requisitos como: a realização somente na saída dos locais de trabalho, por meio de sistema de seleção aleatória e mediante acordo entre o empregador e a representação dos trabalhadores, destaca a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Sandra Lia Simón. E diante da tecnologia disponível para controle de bens, como etiquetas magnéticas, controle de entrada e saída de pessoal no estoque e linha de produção. Existem ainda a filmagem por circuito