Administração - história e conceito
Para começar irei falar um pouco sobre o início da administração científica, a primeira tentativa de se estudar deu ênfase a eficiência do trabalhador, que deveria ser obtida por meio de um modo correto de se fazer uma tarefa, eles afirmavam que o melhor estilo de administração depende do estilo de liderança do gerente em relação as necessidades de liderança do gerente em relação as necessidades de uma situação específica.
Os primeiros textos sobre a administração datam do início da Revolução Industrial no século teóricos como Charles Babbage (1792-1871) afirmavam que o surgimento do mundo industrial iria requerer um estudo sistemático da administração de tarefas e da padronização das operações do trabalho, mas a tecnologia da Inglaterra era inadequada para construir o motor analítico que Babbage propunha. Dessa forma suas idéias foram ignoradas até serem redescobertas pelo Pai da Administração Científica Frederick W. Taylor (1856 - 1915) na época as idéias de Babbage foram ignoradas por mais de meio século porque eles acreditavam que as habilidades em administração e liderança não eram passíveis de aprender, eram habilidades herdadas.
Com a expansão da industrialização surgiu a necessidade de gerentes treinados e de uma teoria da Administração.
Em 26 de maio de 1886, Henry R. Towne (1844-1924), importante industrial apresentou um ensaio no qual chamava a atenção dos engenheiros para a necessidade de se realizar um estudo científico da administração de trabalhos, essa foi a primeira vez que se preconizou um enfoque científico no estudo da administração, Frederick Taylor e seus colegas nos Estados Unidos e Europa aceitaram o desafio de Towne e começaram a criar o que é conhecido atualmente como a Teoria da Administração.
Frederick Taylor foi uma pessoa dedicada, extremamente empenhada no estudo, na compreensão do trabalho e na melhoria da eficiência do trabalhador, ele criou um sistema chamado Estudo de Tempos