Administração gerencial
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 2º Semestre
Assunto referido: Como pode ser mensurada a eficácia gerencial e seus critérios.
Alunas
Schirlei Tatiana Martins David RA A39CBD-9
CAMPUS
São José dos Campos
2010
Introdução
A administração gerencial é vista como um processo que conduz as pessoas á realização de determinados trabalhos, pois é necessário que exista no gerente a capacidade de influenciar as pessoas á realizar suas tarefas, caracterizada pela busca incessante de uma melhor organização interna e maior competição no mercado, o gerente tem um papel fundamental nesta busca organizando e resolvendo problemas cotidianos com ênfase na produção e nos colaboradores, com método de comunicação que promove a troca de informações objetivando á melhor tomada de decisão.
Seja o gerente no exercício de sua função, é importante que ele dedique-se a aprimorar, aprender as principais habilidades que sejam aplicadas durante toda a execução do projeto e no seu dia-a-dia e tenha a capacidade de liderar, saber motivar as pessoas, saber negociar, administrar os conflitos e resolver problemas.
Segundo RABECHINI (2008, p.1) a sobrevivência de uma empresa, nos dias de hoje, requer de seus executivos ações rápidas e coerentes. Não é possível desperdiçar qualquer tipo de oportunidade, é preciso criá-las. Para manter uma empresa viva é preciso muito conhecimento, esforço e adotar práticas gerenciais que a conduzam, com eficiência e eficácia, no sentido de atingir os resultados relevantes.
Administração Gerencial
Esse é um tipo de administração existente dentro das organizações.
A administração gerencial é compreendida como a condução de pessoas a resultados dentro das organizações, utilizando um conjunto de conhecimentos para uma melhor combinação de seus recursos disponíveis (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos, etc.) tendo como conseqüência uma produção otimista e qualitativa.