Administração geral
CAPíTULO 2
ELSEVIER
18 I Os Sistemas de Produção
•
Algumas empresas atuam também do lado de suas saídas. Elas fazem contratos de fornecimento para distribuidores de maneira a eliminar a figura do depósito de produtos acabados. Quem estoca os produtos acabados é o distribuidor e não mais a empresa. Uma economia de tempo, espaço, trabalho e dinheiro. Mesmo quando o distribuidor tenha um prazo de pagamento maior.
•
SISTEMA DE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA
É o sistema de produção que se baseia na encomenda ou no pedido de um ou mais produtos/serviços. A empresa que o utiliza somente produz ter recebido o contrato ou encomenda de um determinado produto ou serviço. Em primeiro lugar, a empresa oferece o produto/serviço ao mercado. Quando recebe um pedido ou contrato de compra é que eb. se prepara para produzir. Nesse momento, o pedido feito pelo cliente ou o contrato serve de base para a elaboração do ~ode~~~,isto é, pOlra o planejamento do trabalho a ser realizado.
•
osistema de produção sob encomenda que a empresa se adapte e se às especificações do cliente que encomenda o produto ou serviço. A empresa dá toda a estrutura, recursos e competências, mas é o cliente quem especifica as características do produto. É o caso de construção de navios, hidrelétricas, indústrias, aviões e quase todos os produtos de grande porte. Quase sempre, o cliente é urna outra empresa ou indústria. Nesse caso, o almoxarifado quase sempre é imprescindível. Mas existem outros tipos de empresas que adotam esse sistema de produção, como os hospitais (em que o o ,cliente ou paciente apenas se interna em busca de um diagnóstico ou
< rn do no produto. Como o produto é de porte e de construção rclativ
...,
meme demorada, todas as máquinas e equipamentos são colocados ao redor o