Administração financeira
Acad. Carlos Alexandre Biscaro
Prof. Luiz Henrique Debei Herling
UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Disciplina: Administração Financeira
10/04/13
RESUMO
Finanças é a ciência que estuda a movimentação de recursos financeiros entre os agentes econômicos. Os agentes econômicos são as empresas os indivíduos e os governos que estão constantemente interagindo entre si, recebendo, gastando ou investindo fundos. Administração financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa. Os administradores financeiros gerenciam ativamente as finanças de todos os tipos de empresa com ou sem fins lucrativos. O principal objetivo da administração financeira é o de Maximizar a riqueza dos sócios/acionistas. Para tanto as atribuições do administrador financeiro podem ser sintetizadas em três atividades básicas: Realizar análise e planejamento financeiro, tomar decisões de investimento e tomar decisões de financiamento.
Analise e planejamento financeiro, envolve a transformação dos dados financeiros em uma forma que possa ser utilizada para orientar a posição financeira da empresa e promover a sua continuidade, avaliar a necessidade de aumento ou redução da capacidade produtiva e determinar que tipo de financiamento adicional deve ser realizado.
O regime de competência é o que apropria receitas e despesas ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas. Regime de caixa é a modalidade contábil que considera para a apuração do resultado do exercício apenas os pagamentos e recebimentos ocorridos efetivamente no exercício.
Palavras – chave: capital de giro, recursos financeiros, lucro.
1 INTRODUÇÃO
O planejamento financeiro estabelece as diretrizes e metas a serem alcançadas em um determinado período, de forma a possibilitar não apenas uma análise mais consistente quanto às decisões de financiamento e investimento de capital, mas a